terça-feira, 12 de abril de 2011

"Jovem, onde está a tua visão?" Joel 2:28



Nos dias 09 e 10 de Abril , tive o prazer de ser o Preletor de um abençoado congresso na cidade de Rio Pardo.

Pude ver alguns amados colegas pastores que não via há bastante tempo, vi irmãos amados que estava com saudade, e acabei descobrindo que não estou mais tão novo como era antes hehe! Vi meninas que eram pequenas e já estão moças, vi guris que já são rapazes, é Jesus é bom mesmo, pois foi uma grata surpresa!

Mas o melhor foi poder vê-los cheios do Espírito Santo, sendo renovados e recebendo a palavra de Deus com entusiasmo e alegria. Deus me levou a meditar no tema proposto e percebi algumas considerações a respeito da visão que precisamos ter para esta geração.

A primeira consideração a ser feita repousa no fato de que o contexto do livro do profeta Joel, era um contexto rural, e hoje em plena a era digital , a chamada pós-modernidade, está cheia de novos desafios para os jovens e até para nós líderes.
Outra consideração a se fazer é que quando pensamos em visão espiritual, logo pensamos naquela visão em estado de êxtase, como o céu abrindo semelhante a Isaías ao ver o Senhor (Is.6).

 Que tipo de visão o profeta estava falando?
a)      Visão (chazown da mesma raiz chazah): ver, perceber, olhar, observar, profetizar, providenciar, ver como um vidente em estado de êxtase, perceber com a inteligência ou por experiência.

b)      O conceito de Visão: Visão é a capacidade de ver o futuro preferível. Envolve saber seu propósito no plano de Deus, ouvir a Sua voz e conhecer a Sua vontade. A visão lhe permite planejar para e esperar grandes coisas de o futuro segundo a vontade de Deus.

Visão também significa perceber o contexto a sua volta com inteligência e agir em conformidade coma vontade de Deus.

 Obviamente não vou postar aqui toda a mensagem (hehe que peninha) mas só pra dar mais um gostinho do que Deus ministrou ao meu coração, vou postar só mais um ponto que acho fundamental.

 Um breve consideração sobre algumas doenças da visão  que também afetam a visão espiritual.
a)      Miopia: A imagem é focada à frente da retina e traduz-se por uma dificuldade de visão ao longe. Um olho míope é normalmente maior que o normal e é mais propenso a algumas doenças (ex. glaucoma, descolamento de retina, etc.). Requer atenção especial por parte do médico oftalmologista.
b)      Hipermetropia: É um defeito refrativo caracterizado por dificuldade de visão ao perto. O trabalho mais minucioso ou a leitura aumentam a exigência de focagem, provocando fadiga ocular e até dores de cabeça. Pode ser a causa do mau aproveitamento escolar de uma criança.Um olho hipermetrope é, habitualmente, mais pequeno do que o normal. A "resistência" à hipermetropia diminui com a idade.
c)      Astigmatismo: Corresponde a uma qualidade visual desigual consoante o eixo visual em causa. Resulta, na maioria dos casos, de uma curvatura desigual da córnea, provocando uma visão distorcida. Pode ocorrer isoladamente ou associado aos outros defeitos refrativos.
Pessoas Míopes espirituais realmente sabem como devem agir hoje e talvez amanhã, mas não conseguem projetar ou mesmo idealizar um futuro promissor. Não traçam metas e não têm expectativas a longo prazo.
Ao oposto deles, há aqueles que enxergam só aquilo que está longe. A hipermetropia é outra anomalia da refração ocular que se traduz por dificuldade de enxergar de perto. No Reino de Deus, aqueles que sofrem de hipermetropia são assim, têm metas para o futuro, mas não sabem como agir agora. Também não são cegos, têm a visão. Mas igualmente precisam de lentes corretivas se quiserem enxergar tudo com clareza. Muitas vezes são chamados de sonhadores, ou utópicos. Correm o grande risco de começarem muitas coisas “grandes”, mas não concluírem nunca sua realização. Aqueles que têm astigmatismo possuem uma visão distorcida da realidade, e isso é um problema sério no reino de Deus!

Que Deus nos abençoe como líderes  e que sejamos curados e tenhamos  a visão de Cristo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário